II Seminário do Observatório NOSOTRAS – “Rompendo Silêncios e Construindo Resistências no Enfrentamento à Violência Contra Mulheres e Meninas”
O Observatório NOSOTRAS realizará, no dia 25 de novembro de 2024, seu segundo seminário com o objetivo de aprofundar o debate sobre a violência contra mulheres na região sul do Brasil, incentivando a consolidação e ampliação de políticas públicas para o seu enfrentamento. O evento busca propiciar a troca de estudos e experiências entre pesquisadores, ativistas e profissionais da área, fortalecendo iniciativas de combate à violência e promovendo a divulgação acadêmica sobre o tema. As comunicações orais apresentadas durante o seminário serão reunidas e publicadas em um e-book, ampliando o alcance e a visibilidade das produções acadêmicas e de defensoras dos direitos das mulheres.
O período de inscrições para ouvintes e para apresentação de comunicação oral será divulgado em breve. Aguarde!
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO: 25/11/2024
Primeiro Momento: Online das 09 horas às 12 horas (Google Meet)
Apresentação Comunicação Oral
Segundo Momento: Presencial das 14 horas às 18 horas – Miniauditório da UCPEL (sala a confirmar) com transmissão online
Mesa de Abertura
Representação das parcerias do Observatório NOSOTRAS
Representação do COMDIM
Representação do Poder Público Municipal (Executivo, Legislativo e Ministério Público)
Representação do Observatório NOSOTRAS
Representação da UCPEL
Apresentação Cultural
Mesa Redonda/Painel
- Políticas públicas de enfrentamento à violência contra mulheres no Brasil: propostas e desafios
- Principais manifestações e desafios da violência contra mulheres na fronteira sul com o Uruguai
- Contextualização da violência contra mulheres no RS e propostas para o enfrentamento
Em breve divulgaremos o nome das painelistas.
Plenária
Encerramento
Terceiro Momento: A partir das 19 horas
Confraternização
Local: Armazém do Campo
Endereço: Rua Padre Anchieta, 1212 (Três quadras da UCPEL)
Normas para a submissão de trabalhos
Os/as interessados/as devem enviar seus trabalhos em forma de resumo, que deve conter no mínimo 250 (duzentos e cinquenta) e no máximo 450 (quatrocentos e cinquenta) palavras (com espaços incluídos), através do formulário de inscrição.
O resumo deverá ser submetido apenas em português, utilizando o Novo Acordo Ortográfico.
Eixos temáticos:
1) Políticas de saúde no atendimento à violência contra a mulher
2) Educação e combate à violência contra a mulher
3) Geração de trabalho e renda para o fortalecimento da autonomia de mulheres em situação de violência
4) Política de assistência social e proteção social às mulheres em situação de violência
5) Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência: funcionamento, êxitos, entraves e desafios
6) Organizações e iniciativas feministas para o enfrentamento da violência contra mulheres
No momento da inscrição, o/a participante deverá enquadrar o seu resumo quanto à etapa e/ou ao tipo de trabalho, caracterizando-o conforme os itens abaixo:
a) Pesquisa com resultados parciais;
b) Pesquisa com resultados finais;
c) Relato de Experiência.
Segundo a etapa e/ou tipo de trabalho, o resumo deverá ser do tipo não-estruturado e construído contemplando em seu conteúdo a seguinte formatação:
- Pesquisa Científica (Resultados parciais ou finais): Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão (incluindo as revisões de literatura).
- Relato de Experiência: Introdução, Objetivo, Descrição da atividade/experiência (contemplando local e público envolvido) e Considerações finais.
O título do trabalho deverá ser escrito em letras maiúsculas, e deverá conter no máximo 150 caracteres, incluindo os espaços.
O campo “Palavras-chave” deverá conter de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
Limite de até três autores por comunicação. Cada autor pode apresentar até duas propostas, sendo a primeira como autor e a segunda, como coautor de outro trabalho. Caso o autor principal (primeiro autor) tenha algum impedimento para comparecer na data de sua apresentação, deverá apresentar uma justificativa via e-mail (nosotras@ucpel.edu.br) indicando o título do trabalho e um coautor para substituí-lo.
O evento adotará o sistema de inscrições individualizadas. Desta forma, cada interessado, se autor ou coautor, deverá realizar a inscrição separadamente, preenchendo o formulário de inscrição com os dados pessoais próprios e os dados da proposta de comunicação.
Esta edição contará com apresentações online.
Avaliação das propostas
O Comité Científico será responsável pela avaliação dos trabalhos e verificação da pertinência da proposta. Ao fim das avaliações, o trabalho poderá ser aprovado, aprovado com solicitação de alterações ou reprovado.
Apresentação das comunicações orais
Os trabalhos aprovados na modalidade comunicação oral serão apresentados no dia 25 de novembro de 2024, a partir das 9 horas, a ordem de apresentação e a sala virtual serão definidas posteriormente pela Comissão Organizadora.
O/a apresentador/a deverá acessar a sala virtual de sua apresentação 10 minutos antes do início do período das apresentações.
O/a apresentador/a terá 10 minutos para expor seu trabalho.
Os/as inscritos/as que não apresentarem o trabalho não receberão certificado do evento.
