II Seminário NOSOTRAS reúne academia, movimentos sociais e empreendedoras no Dia Internacional de Combate à Violência Contra Mulheres
No dia 25 de novembro de 2024, Dia da Luta Pela Eliminação da Violência Contra a Mulher ocorreu o “II Seminário do Observatório NOSOTRAS: Rompendo Silêncios e Construindo Resistências no Enfrentamento à Violência Contra Mulheres e Meninas”. O evento foi organizado e coordenado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Política Social, Cidadania e Serviço Social do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH-UCPEL). No período da manhã foram realizadas as apresentações dos trabalhos aprovados, que são resultados de pesquisas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e o doutorado), relatos de experiência e resultados de trabalhos de conclusão de cursos. No período da tarde foram realizados os painéis e discussões, sobre as políticas públicas no enfrentamento a violência contra mulheres e meninas, no Brasil, Rio Grande do Sul, Pelotas e Uruguai. Participaram das atividades mulheres de diferentes frentes, para que juntas, pudessem pensar encaminhamentos sobre o tema. Além disso, uma feira com empreendedoras fez parte do evento.
O seminário demonstrou a importância da articulação entre academia, pesquisa e extensão universitária com as práticas dos movimentos e coletivos, em defesa das políticas sociais e suas estratégias de enfrentamento as diversas formas de violência. Durante as discussões foi destacada a necessidade de avaliarmos as metodologias de trabalho e atendimento nas políticas públicas intersetoriais. Assuntos ainda não explorados com a devida ênfase, tanto na academia quanto nessas políticas, como violência contra as mulheres indígenas, população LGBTQIA+ e casamento infantil, na busca de uma sociedade mais igualitária e sem violências. O seminário contou com a participação de pesquisadoras/pesquisadores, profissionais das políticas públicas intersetoriais, alunas e professores/professoras da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade de La República Uruguay (UDELAR). Além da participação de profissionais de outros municípios do RS, entre eles, Rio Grande, Porto Alegre, e do estado de Minas Gerais. Evento esse realizado na agenda dos 21 dias de ativismo.