Programação II Seminário do Observatório NOSOTRAS

O Observatório Nosotras lamenta profundamente que mais uma mulher tenha sido vitimada por feminicídio em Pelotas — o quarto caso ocorrido em 2023, representando um aumento de 300% com relação a 2022. Maria Vani Rodrigues Kellemann tinha 59 anos, era agente da segurança pública na Guarda Municipal e estudante do curso de Letras Tradução Espanhol…
Com as dificuldades vividas em tempos de pandemia, a Universidade Católica de Pelotas está construindo a Ação Integrada Assistência e Saúde. O projeto vem sendo encabeçado pelas professoras Mara Rosange de Medeiros e Vini Rabassa da Silva, do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos. Outras entidades…
Venham participar da Pré-Conferência de DIREITOS PARA AS MULHERES, etapa fundamental para a importante 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. A Pré-Conferência das Mulheres do OBSERVATÓRIO NOSOTRAS E DO CURSO DO SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS – RS será:Dia: 15 de Julho, terça-feiraHorário: 18h30Local: Sala 315C UCPEL – Rua Gonçalves Chaves,…
Dia 08 de março, dia Dia Internacional da Mulher. Dia de comemorar muitos avanços na longa luta das mulheres. O dia das mulheres é também um chamamento para reflexão do quanto ainda hoje precisamos nos organizar coletivamente para garantir direitos. Alguns marcos históricos contribuíram para criação desta data: movimentos liderados por mulheres por melhores condições…
Por Virginia Martins Sabino, transgênero, graduada em História pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Jaguarão) em 2024. Áreas de interesse de pesquisa: gênero, cinema e terror. Janeiro se tornou um mês onde as vivências de pessoas trans recebem um olhar mais atento, graças às inúmeras lutas e reivindicações que nossos corpos conquistaram (e seguem conquistando) com…
Quem viveu a popularização da televisão e a multiplicação de revistas semanais nas bancas durante os anos 1970 sabe que a imagem das mulheres nos meios de comunicação mudou muito e, sim, melhorou. Mas não se enganem, continua igualmente machista e segue reforçando a misoginia que estrutura nossa sociedade. É mais ou menos dessa época…