21 dias de ativismo pelo fim da violência contra Mulheres e Meninas – Dia 08 – 27/11
Se pararmos para pensar a maioria dos crimes cometidos às mulheres, têm o desfecho na sociedade de culpabilizar à própria vítima, o estupro é um deles, a roupa curta, e bebida exagerada, o andar sozinha na rua, andar a noite, sorrir, usar batom vermelho, pediu… E a sociedade normalizou isso por muito tempo, mas e aquelas que estavam com roupa infantil, de batina, de calça jeans, sem maquiagem alguma, durante a tarde, sol claro no céu? Não tem argumento agora para justificar o crime, mas a sociedade machista e misógina que vivemos, acha argumentações o suficiente para culpabilizar a vitima e inocentar o agressor.
Mas além da culpabilização da vítima, ainda têm o sofrimento físico, psicológico e até mesmo moral, pois ela fica com vergonha e se culpa mesmo, acredita no que a sociedade pinta como certo, se questiona “Como deixei isso acontecer?”, não entende pelo o que passou, as lembranças ficam confusas e ela só quer esquecer. Até que entende, que foi vítima e busca denunciar, quando chega na delegacia, um policial homem, isso já assusta porque nesse momento qualquer homem assusta.
O registro do boletim de ocorrência começa, “mas tu tem certeza que vai denunciar? Aconteceu mesmo? Tava vestindo o que? Tinha bebido? Tu não deu abertura?” e essa mulher que já sofreu uma violência enorme, se cala, se fecha e aceita que talvez ela foi a culpada e resolve não denunciar… Quantas mulheres já passaram por isso?
Devemos ter profissionais capacitados para o atendimento à mulher, não culpabilizar a vítima é primordial.
Denuncie, ligue 180 ou vá na delegacia mais perto de você, denunciar é um ato de coragem!!
E a campanha dos 21 Dia de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas está acontecendo entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro, como um convite para um olhar mais crítico e atento, para conhecer, aprender, compartilhar e agir.
Assista o vídeo da Arena Sociológica em conjunto com o Observatório NOSOTRAS na campanha 21 Vozes, 21 Dias: https://youtu.be/V-ZHRj9UeD0?si=BhSHidiiVjVj9vna
Por Rafaela Cedres Dias – Graduanda em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas e Bolsista de Extensão do Observatório NOSOTRAS.
