8 de Março – Dia Internacional da Mulher

Dia 08 de março, dia Dia Internacional da Mulher. Dia de comemorar muitos avanços na longa luta das mulheres. O dia das mulheres é também um chamamento para reflexão do quanto ainda hoje precisamos nos organizar coletivamente para garantir direitos.

Alguns marcos históricos contribuíram para criação desta data: movimentos liderados por mulheres por melhores condições de trabalho. O incêndio em uma fábrica de Nova York em 1911 deixou 146 vítimas, sendo 125 mulheres e 21 homens. A fábrica empregava 600 trabalhadores, a maioria de meninas e mulheres imigrantes judias e italianas, entre treze e vinte e três anos. Naquela época as reivindicações era primeiramente a redução da jornada de dezesseis horas de trabalho.

Ainda hoje essa pauta está na agenda de lutas, mais voltada a equiparação salarial, considerando que as mulheres recebem, em média, 24% menos que os homens. Apesar de estarmos no século XXI, vamos às ruas, as praças, parlamentos e tantos outros lugares, também com bandeiras contra o machismo, contra a todas formas de violência às mulheres e meninas, contra a barbárie do feminicídio.

Cada vez mais, se faz necessário trazer a o tona os números alarmantes da violência em nossas cidades, onde circulamos , trabalhamos, vivemos. Sabemos que é no coletivo que construímos e propomos políticas públicas de proteção e garantia de direitos.

A Universidade Católica de Pelotas tem sido parceira, presente e comprometida com essa luta como integrante do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e também no Observatório NOSOTRAS, que tem contribuído com pesquisas, seminários e debates sobre o tema.

Estaremos presentes nas atividades alusiva ao dia, assim como em todos os espaços de luta. Convidamos a comunidade acadêmica para se somar.

Juntas somos mais fortes!

Por Márcia Lemos de Almeida – Conselheira no Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Pelotas – Representante da UCPEL.

Posts Similares