“Políticas sociais em análise: Ideias construídas desde o Sul” destaca a intersetorialidade no enfrentamento às violências contra as mulheres

O e-book “Políticas sociais em análise: Ideias construídas desde o Sul”, organizado pelas professoras Monica de la Fare e Vini Rabassa da Silva, docentes do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), trata-se de uma coletânea de textos que problematizam temas emergentes na política social latino-americana, abordando questões como a transformação digital da política social, a ciência aberta como bem comum, e as contradições das políticas sociais diante do avanço do ideário neoliberal. Além disso, discute desigualdades de classe, raça/etnia e gênero, feminismos, direito à educação de trabalhadoras jovens e adultas, e legislações migratórias, consolidando uma análise crítica e coletiva sobre os desafios da política social na região.

Dentre os capítulos que compõem o livro, destaca-se “Intersetorialidade no Enfrentamento às Violências Contra as Mulheres: entre os Nós Críticos e as Estratégias de Atendimento”, escrito pelas integrantes do Observatório NOSOTRAS: Vini Rabassa da Silva, Bárbara Domingues Nunes, Janaina da Silva Guerra e Cristiani Gentil Ricordi. No texto, as autoras ressaltam a necessidade de uma abordagem intersetorial no enfrentamento à violência contra mulheres no Brasil, defendendo a implementação de políticas públicas integradas.

O capítulo evidencia como a intersetorialidade possibilita a articulação entre diferentes setores, como saúde, segurança pública, justiça e assistência social, garantindo uma resposta mais abrangente e eficaz para o problema. Para as autoras, essa abordagem assegura um atendimento contínuo e integral, evita a revitimização das mulheres, e fortalece não apenas as estratégias de proteção e acolhimento, mas também a emancipação social das mulheres em situação de violência.

A publicação do e-book resulta do trabalho em rede de pesquisadoras/es de diversos países latino-americanos, liderado pela Linha “Estado, Direitos Sociais e Política Social” do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPEL. O livro é uma contribuição significativa para os debates sobre políticas sociais, reafirmando a importância da intersetorialidade e da luta coletiva na garantia dos direitos sociais em tempos de retrocessos políticos e econômicos. Por isso, é uma leitura interessante para quem se preocupa com a questão da violência contra a mulher, compreendendo-a como resultado de múltiplas determinações a serem combatidas pelo conjunto das políticas sociais e econômicas, a fim de assegurar condições de emancipação social para as mulheres.

O e-book é gratuito e está disponível online no site da editora: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/39287-politicas-sociais-em-analise-brideias-construidas-desde-o-sul

Fique atento para mais informações sobre o lançamento do livro com a participação dos autores e autoras!

Por Cristiani Gentil Ricordi – Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas.

Posts Similares