Roda de Conversa no CRAS Areal – alusivo ao Agosto Lilás

No dia 28 de agosto de 2025 o Observatório NOSOTROS realizou uma roda de conversa com as usuárias do CRAS Areal, na sede do CRAS, com a temática de Prevenção da violência contra mulheres e adolescentes, alusivo ao Agosto Lilás.

Estiveram presentes seis usuárias, além de duas assistentes sociais, duas psicólogas e a coordenadora deste CRAS, uma assistente social, a diretora e a orientadora do instituto de menores Dom Antônio Zattera, além das estudantes de Serviço Social e Bolsistas de Extensão do GPE Politica Social, Cidadania e Serviço social, Rafaela Cedres Dias e Raquel Bergamnn da Silveira, as quais foram as mediadoras da roda de conversa.

A roda de conversa se iniciou com uma apresentação dos dados expostos no II Boletim Técnico do Observatório NOSOTRAS, depois sobre a Lei Maria da Penha e os tipos de violência previstos, os primeiros sinais de violência, o termômetro e o ciclo da violência, além também de dados como os serviços da rede de atendimento à mulher em Pelotas e os números úteis para denúncias, ambos disponíveis também no site do Observatório NOSOTRAS.

Sobre a discussão em roda, foi de extrema importância este momento, foi feito um acolhimento junto aos relatos de experiências vividas, e as usuárias informaram o quão importante foi essa roda de conversa, pela disseminação de informações úteis. Talvez o principal ponto deste encontro, foi entendermos como mulheres que devemos nos cuidar, mas também cuidar umas das outras!

Ao fim foi entregue um marca página com números de denúncia e com o acesso para o site, onde elas poderão acessar todas as informações ali apresentadas, e mais algumas tão importantes quanto.

Por Por Rafaela Cedres Dias – Graduanda em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas e Bolsista de Extensão do Observatório NOSOTRAS e Raquel Bergmann da Silveira – Graduanda em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas e Bolsista de Extensão do Observatório NOSOTRAS.

Posts Similares