Junte-se a nós no dia 29.11.2023




O Observatório NOSOTRAS convida pesquisadores(as), ativistas, profissionais e demais interessados(as) a participar do seu II Seminário, que será realizado no dia 25 de novembro de 2024. O evento oferece uma oportunidade única de aprofundar o debate sobre a violência contra mulheres na região sul do Brasil, incentivando a consolidação e expansão de políticas públicas voltadas para…
A equipe do Observatório Nosotras, incluindo as entidades parceiras edemais apoiadoras, manifesta profunda tristeza e indignação pela perdade mais uma mulher vítima de feminicídio, no município de Pelotas, RS.Vanessa Furtado Campos, de 42 anos, teve a sua casa invadida e foibrutalmente atacada pelo ex-companheiro com 7 facadas, na frente desua filha, que conseguiu fugir do…
Em boletim informativo divulgado pelo Observatório Nosotras, nesta segunda-feira (21), os dados de práticas que envolvem a violência contra a mulher foram analisados. O documento traça uma comparação entre amostras referentes ao ano de 2022 e ao primeiro semestre de 2023, produzindo um recorte com foco central nos 22 municípios abarcados pelo Conselho Regional de…
Prezadas/os inscritas/os, Informamos que, devido a problemas técnicos, não foi possível realizar a transmissão de nossa atividade pelo Canal do YouTube da UCPEL. Solicitamos, por gentileza, que verifiquem os e-mails cadastrados no momento da inscrição, onde enviamos o link para acesso à sala do Google Meet destinada às atividades da tarde. Pedimos desculpas pelo transtorno…
Dia 08 de março, dia Dia Internacional da Mulher. Dia de comemorar muitos avanços na longa luta das mulheres. O dia das mulheres é também um chamamento para reflexão do quanto ainda hoje precisamos nos organizar coletivamente para garantir direitos. Alguns marcos históricos contribuíram para criação desta data: movimentos liderados por mulheres por melhores condições…
Por Marielda Barcellos Medeiros, Professora, Doutora em Antropologia Social e Cultural, Secretária da Secretaria Municipal da Mulher de Pelotas/RS. Dia 1º de fevereiro é uma data marcada pela ratificação realizada pelo estado Brasileiro, já são 40 anos da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, conhecida também, como CEDAW/ONU….