Rodas de Conversa no IMDAZ sobre Prevenção da Violência contra Mulheres e Meninas
Nos dias 02 e 03 de setembro realizamos o total de quatro rodas de conversa com a temática Prevenção da Violência contra Mulheres e Meninas, com as turmas de 3ºano, 4ºano, 5º ano e as de turno inverso manhã e tarde do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ).
No total foram mais de 60 crianças e adolescentes, entre 9 e 13 anos, que participaram das rodas de conversa. Notamos o quão importante foi este convite feito pela equipe diretiva do IMDAZ, pois normalmente este tema de prevenção da violência é considerado ou um TABU, ou muito cedo para ser falado.
As participações se fizeram mais presentes nas crianças do que nos adolescentes, foram divididas experiencias próprias, mas também algumas dúvidas sobre a temática, o que nós como graduandas entendemos ser uma ótima troca, pois existem algumas dúvidas que surgem até mesmo nos adultos e como foi satisfatório ver os alunos participando, perguntando e enfim prestando atenção na apresentação dos dados, que são de extrema relevância. Como o termômetro da violência, o ciclo da violência e principalmente o dever de denunciar.
Que está experiência tenha marcado os alunos do IMDAZ e também que tenha sido um incentivo para quebrar ciclos de violência de gênero, bem como foi satisfatório para as bolsistas de extensão do Observatório NOSOTRAS, que fizeram a organização e mediação da roda de conversa.
Por Rafaela Cedres Dias – Graduanda em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas e Bolsista de Extensão do Observatório NOSOTRAS.



