8 de Março: Dia Internacional da Mulher

O Observatório NOSOTRAS convida pesquisadores(as), ativistas, profissionais e demais interessados(as) a participar do seu II Seminário, que será realizado no dia 25 de novembro de 2024. O evento oferece uma oportunidade única de aprofundar o debate sobre a violência contra mulheres na região sul do Brasil, incentivando a consolidação e expansão de políticas públicas voltadas para…
Há pouco mais de uma semana do primeiro feminicídio registrado em Pelotas, ontem, 09/10/2024, outra de nós é brutalmente assassinada, também a facadas, dentro de sua casa, sem possibilidade de defesa. Desta vez falamos de Gislaine Torres Amaral, de 46 anos de idade, cuja convivência com filhos, demais familiares e amigos/as foi interrompida repentinamente, a…
O Observatório Nosotras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) lança relatório semestral com dados envolvendo a violência contra a mulher no dia 21 de agosto, às 18h30. Os dados serão apresentados pelas professoras Vini da Silva, coordenadora do Observatório Nosotras, Christiane Freire, editora do boletim e a Carmem de Campos, docente visitante no Mestrado de…
O e-book “Políticas sociais em análise: Ideias construídas desde o Sul”, organizado pelas professoras Monica de la Fare e Vini Rabassa da Silva, docentes do Curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), trata-se de uma coletânea de textos que problematizam temas…
No dia 22 de outubro reuniram-se, na universidade Católica de Pelotas (UCPEL), a Coordenação Geral do Observatório NOSOTRAS, entidades parceiras e discentes do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos interessadas em compor um grupo de apoio ao Observatório. Participaram da reunião Vini Rabassa da Silva (coordenadora), Mara Rosange A. Medeiros, Janaina da…
III Seminário já tem data marcada: 10 de outubro de 2025 O Observatório NOSOTRAS tem a satisfação de divulgar a publicação dos Anais do II Seminário – “Rompendo silêncios e construindo resistências no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas”, realizado em 2024. A publicação está datada de 2025, garantindo sua validade acadêmica e institucional para…