Dia 17 – Campanha Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres – 6 de Dezembro
A campanha do Laço Branco, que promove o engajamento dos homens pelo fim da violência contra a mulher, integra a jornada “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas” e tem início em 6 de dezembro. Essa data é reconhecida no Brasil pela Lei nº 11.489/2007 como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
A iniciativa surgiu após um ato de violência ocorrido em 6 de dezembro de 1989, no Canadá, quando um grupo de homens decidiu manifestar repúdio à violência contra mulheres. Eles adotaram o laço branco como símbolo e o lema: jamais cometer ou ignorar atos de violência contra mulheres. A campanha inicial distribuiu 100 mil laços e concentrou ações entre 25 de novembro, Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a Mulher, e 6 de dezembro.
Atualmente, a Campanha do Laço Branco está presente em mais de 55 países e é reconhecida pela ONU como a maior iniciativa global voltada para o envolvimento masculino na luta contra a violência de gênero, promovida em parceria com organizações de mulheres e agências das Nações Unidas.
A Campanha do Laço Branco, além de mobilizar homens contra a violência de gênero, reforça a importância do engajamento de toda a sociedade no enfrentamento desse problema. Nesse sentido, uma ação pontual é a atenção aos sinais de violência e a denúncia por meio do Ligue 180, um serviço essencial no combate à violência contra mulheres no Brasil.
Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180
A violência contra qualquer ser vivo é, sem sombra de dúvidas, um ato abominável. Neste mês estamos diante das mais diversas ações para chamar a atenção aos atos de combate à violência contra a mulher. O Ministério das Mulheres assinou no último dia 26 de novembro, acordos de cooperação técnica (ACP) com 11 estados: Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Piauí, Acre, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão e Distrito Federal. A expectativa do governo federal é que outros estados adiram ao ACP. Os acordos têm como objetivo organizar um fluxo de envio, recebimento e monitoramento de denúncias realizadas junto à “Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180”.
O governo federal destaca que o serviço é de utilidade pública e fundamental para o enfrentar a violência contra as mulheres. O serviço é voltado aos seguintes atendimentos: “orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços da rede de atendimento (Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros; informações sobre a localidade dos serviços especializados da rede de atendimento; registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes; registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede de atendimento.”
Não há despesa para realizar a ligação de qualquer cidade do Brasil e o Ligue 180 funciona 24 horas por dia em todos os dias da semana. O serviço, também disponibiliza um número de Whatsapp (61) 9610-0180 para contato. De qualquer forma, a Polícia Militar pode ser acionada nos casos de emergência pelo número 190. É fundamental que todas/os agentes sociais divulguem todas as formas de combate à violência contra a mulher e todas as formas de
acolhimento.
Assim, a articulação entre campanhas como o Laço Branco e iniciativas como o Ligue 180 demonstra que o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas é uma responsabilidade coletiva, que exige a atenção e a ação conjunta de todos os segmentos da sociedade.
Por Aline Delias de Sousa – Assistente Social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e Cristiani Ricordi – Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas Sociais, Cidadania e Serviço Social/CNPq, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos – UCPEL.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Câmara Legislativa – Distrito Federal. Procuradoria da Mulher da CLDF reforça campanha Laço Branco. 2023. Disponível em: https://www.cl.df.gov.br/-/procuradoria-da-mulher-da-cldf-reforca-campanha-laco-branco. Acesso em: 04 dez. 2024.
BRASIL. Ministério das Mulheres. Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mulheres/pt-br/ligue180. Acesso em: 29 nov. 2024.
BRASIL. Serviços e Informações do Brasil. Campanha Laço Branco chama os homens para participarem da luta pelo fim da violência contra a mulher. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/justica-e-seguranca/2022/12/campanha-laco-branco-chama-os-homens-para-participarem-da-luta-pelo-fim-da-violencia-contra-a-mulher. Acesso em: 04 dez. 2024.