Informativo Nosotras

Quantas mulheres escondem cicatrizes invisíveis? Os dados que acessamos são aterrorizantes, uma mulher a cada dez minutos é morta, muitas delas pelo parceiro íntimo, milhares sofrem diversos tipos de violência diariamente, poucas denunciam. A violência doméstica, caracterizada pela Lei Nº 11.340, a Lei Maria da Penha, não é somente física, pode ser psicológica, moral, sexual…
Renascemos quando rompemos o ciclo da violência e reconstruímos nossa própria narrativa. A superação não é apenas um ato individual, mas um processo coletivo, como defendemBell Hooks e Angela Davis: mulheres se fortalecem quando encontram apoio, acolhimento e espaços onde sua voz ganha centralidade. Judith Butler lembra que corpos marcados pela vulnerabilidade também podem ser…
Entre Vidas e Lutas: Mulheres, Autonomia e o Serviço Social em Movimento O enfrentamento da violência doméstica, especialmente nos casos de reincidência, revela oquanto o Serviço Social é indispensável na proteção, no fortalecimento e na emancipaçãodas mulheres. A atuação profissional, ao articular acolhimento, orientação e acesso àspolíticas públicas e sociais, permite que essas mulheres reconheçam…
Inscrições para ouvintes: Inscrições para apresentação de comunicações orais: Normas para Submissão de Trabalhos Completos Prazo final para envio: 30/10/2025, às 23h59 (horário de Brasília) O formulário de inscrição deverá conter: 1. Natureza do Trabalho: a) Pesquisa com resultados parciais b) Pesquisa com resultados finais c) Relato de Experiência 2. Indicação do Eixo Temático: No momento…
O Observatório NOSOTRAS realizará, no dia 25 de novembro de 2024, seu segundo seminário com o objetivo de aprofundar o debate sobre a violência contra mulheres na região sul do Brasil, incentivando a consolidação e ampliação de políticas públicas para o seu enfrentamento. O evento busca propiciar a troca de estudos e experiências entre pesquisadores,…
Observatório NOSOTRAS, Curso de Serviço Social e Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos da UCPel convidam para o curso de atualização “Instituições Educacionais na Prevenção das Violências contra Mulheres e Meninas: Discussões Necessárias”. Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeuppIF-kmL3v4xq293C9io20cAPugvDOqmBcuU_oYSODLwTA/viewform?usp=header Modalidade: PresencialCarga Horária: 20 horasInício: 11 de setembro de 2025, às 19h