5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres -Rede Sul presente!

A Rede Sul De Garantia de Direitos para as Mulheres e Meninas, integrantes da Equipe de Comunicação do Observatório NOSOTRAS esteve presente 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília – DF, que aconteceu de 29 de novembro a 1º de outubro de 2025, com o tema por Mais Democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas, que marcando a retomada desse espaço democrático de participação social após quase dez anos.

O encontro foi promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), reunindo delegadas eleitas em conferências municipais, estaduais, regionais e livres de todo o país.

Estivemos ao lado de representantes das 172 conferências livres realizadas no Rio Grande do Sul e 101 representantes eleitas na conferência Estadual. Oportunizando a presença dos seguintes municípios da Rede Sul: Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão, Santa Vitória do Palmar e Canguçu.

Nos dividimos para acompanhar as diversas salas de debates importantes para nossa região como: Trabalho, Emprego e Autonomia Econômica das Mulheres; Políticas do Cuidado e a Autonomia das Mulheres; Mulheres, Empreendedorismo e Economia Solidária; Educação para Igualdade e Cidadania; Saúde Integral das Mulheres, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Violência Contra as Mulheres; Violência Política e das Redes contra as Mulheres; Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão; Desenvolvimento Sustentável com Igualdade Econômica e Social; Direito à Terra com Igualdade para Mulheres do Campo e da Floresta; Cultura, Esporte, Comunicação e Mídia; Enfrentamento do Racismo, Sexismo, Transfobia e Lesbofobia; Igualdade para Mulheres Jovens, Idosas e com Deficiência; Outras Políticas Públicas para as Mulheres.

Acompanhamos também a pauta da sustentabilidade que assumimos na Conferência livre, que realizamos com a Rede Sul, no dia 13 de agosto de 2023, no formato on-line, refletindo as questões das mulheres do Bioma Pampa!

No dia 30/09 acompanhamos o debates sobre autonomia econômica, justiça de gênero e étnico-racial; mulheres e mudança do clima; violência política; saúde; educação, onde conseguimos entregar para a Ministra Márcia Lopes a camiseta da Rede Sul, botons, folders e docinhos de Pelotas, para ela nos conhecer e lembrar do extremo sul do Brasil.

Na oportunidade a Secretária de Políticas para as Mulheres de Pelotas, Marielda Medeiros, entregou a carta, da força tarefa organizada dias antes da conferência, solicitando a Casa da Mulher Brasileira, no município de Pelotas, que terá o caráter regional no atendimento e acolhimentos.

Presentes no ato: Diná Lessa Bandeira que assinou a carta pela FEMENI, Rede Sul e Observatório NOSOTRAS, Clarice Duarte, presidenta do Conselho Municipal de Direitos para as Mulheres do Capão do Leão, Neusa Ledesma, Presidenta da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica, Edinara Lessa representando demais companheiras da delegação.

A foto registra nosso momento histórico, que poderá ter excelente repercussão para a região!


Siga o site do Ministério da Mulher, que ainda repercute as matérias da grandeza deste evento, e logo disponibilizará o novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres:
https://www.gov.br/mulheres/pt-br

https://www.gov.br/mulheres/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2025/setembro/5a-cnpm-paineis-tematicos-abordam-agendas-prioritarias-para-as-mulheres

Por Diná Lessa Bandeira – Bacharela em Biblioteconomia e Mestre em Comunicação Social, integrante da Rede Sul de Proteção aos Direitos das Mulheres e Meninas e da equipe de comunicação do Observatório NOSOTRAS.

Posts Similares