Calendário Feministas – 01/10 Dia Internacional da Pessoa Idosa
O dia 01 de outubro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, como o Dia Internacional da Pessoa Idosa, para sensibilizar a sociedade sobre as questões do envelhecimento e a importância de garantir os direitos, a dignidade e o bem-estar da população idosa. No Brasil esta mesma data é para o dia Nacional da pessoa Idosa.
Devemos levar em consideração que a pessoa idosa é uma população que constantemente é um dos maiores índices de violência, mesmo amparados pelo estatuto da pessoa idosa (Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003), onde regula os direitos das pessoas com sessenta anos ou mais no Brasil, garantindo acesso a direitos fundamentais como saúde, educação, lazer, trabalho e cidadania, com prioridade absoluta da família, comunidade e poder público. A lei proibi negligência, discriminação e violência contra idosos e estabelece prioridades no atendimento, acesso a serviços e a importância de assegurar um envelhecimento digno.
A violência contra a pessoa idosa vem dos cuidadores, mas também da família, com dados de quatros meses do ano de 2023 da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o Disque 100 recebeu 47 mil denúncias e registrou 282 mil violações referentes às pessoas idosas. A pessoa idosa sofre diversos tipos de violências, os cinco tipos que costumamos falar (física, psicológica, moral, patrimonial e sexual), mas também o etarismo (preconceito contra pessoas idosas).
O etarismo, ou idadismo, é um problema social que afeta a saúde mental e física, a dignidade a inclusão de pessoas mais velhas na sociedade, manifestando-se no mercado de trabalho, nas relações familiares e ate em atos de violência verbal, psicológica e física. Esse preconceito baseia-se em estereótipos negativos sobre o envelhecimento.
Uma maneira para combater esse preconceito é por meio da promoção de uma cultura que valoriza a longevidade e a experiência dos mais velhos, além da existência de políticas públicas e leis que protegem os direitos dessa população.
Celebrar o dia 01 de outubro, é celebrar a vida, o entendimento de uma sociedade que viva mais e melhor. Celebrar a vida da pessoa idosa e promover para ela os meios de viver bem em sociedade é dever de todos!
Por Rafaela Cedres Dias – Graduanda em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas e Bolsista de Extensão do Observatório NOSOTRAS.