Calendário Feministas – 10/10 Dia Internacional da Saúde Mental

Dez de outubro, dia mundial da Saúde Mental!


Dia que nos provoca a refletir mundialmente sobre a nossa saúde mental, de nós mulheres e meninas que historicamente são as que mais adoecem mentalmente, em uma sociedade que ainda não protege e não cuida, que expõe desde a tenra idade à diversas formas de violência. Não é por acaso que são as mulheres que mais acessam os serviços públicos de Saúde Mental, os CAPS – Centros de Atenção Psicossocial, acolhem diariamente mulheres que ao longo de suas vidas sofreram e sofrem violências, abusos dentro de suas próprias casas. Que no silêncio e no sofrimento passaram a apresentar os mais diversos transtornos mentais. Muitas delas, por anos, sem acessar o tratamento. São proibidas, silenciadas. Por muitos, chamadas de loucas. De acordo com Zanello e Silva (2012) : “reler a saúde mental sob o viés das relações de gênero leva portanto, a outras reflexões e a compreensão do quanto a loucura pode ser engendrada( criada; construída…)”


Somos convocadas diariamente e não só neste dia, a refletir, debater com grupos, coletivos, serviços públicos e outros, a desconstrução da loucura e combater a todas as formas de violência.

Referências: ZANELLO, Valeska; FIUZA, Gabriela; COSTA, Humberto Soares. Saúde mental e gênero: facetas gendradas do sofrimento psíquico. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, p. 238-246, 2015.

Por Márcia Lemos de Almeida  –Assistente Social da Universidade Católica de Pelotas/ Cáritas e Cetres e Maria Cristina Ostermann Barbiere  – Assistente Social da Universidade Católica de Pelotas/ CAPS Escola.

Posts Similares