Estão abertas as inscrições para o II Seminário do Observatório NOSOTRAS – “Rompendo Silêncios e Construindo Resistências no Enfrentamento à Violência Contra Mulheres e Meninas”
O Observatório NOSOTRAS convida pesquisadores(as), ativistas, profissionais e demais interessados(as) a participar do seu II Seminário, que será realizado no dia 25 de novembro de 2024. O evento oferece uma oportunidade única de aprofundar o debate sobre a violência contra mulheres na região sul do Brasil, incentivando a consolidação e expansão de políticas públicas voltadas para o seu enfrentamento.
O seminário promoverá a troca de estudos e experiências, fortalecendo iniciativas de combate à violência e divulgando produções sobre o tema. As comunicações orais apresentadas durante o evento serão publicadas em um e-book, contribuindo para ampliar o alcance das discussões e a visibilidade das produções voltadas à defesa dos direitos das mulheres.
Prazo para inscrições:
Inscrição para apresentação de comunicações orais até o dia 20/11/2024 e para ouvintes até o dia 24/11/2024.
Link para inscrição – Comunicação Oral: https://forms.gle/RoiCLVYzpzXRuUPy9
Link para inscrição – Ouvintes: https://forms.gle/4dD6X28pbR7qgQEj8
Normas para a submissão de trabalhos
Os/as interessados/as devem enviar seus trabalhos em forma de resumo, que deve conter no mínimo 250 (duzentos e cinquenta) e no máximo 450 (quatrocentos e cinquenta) palavras (com espaços incluídos), através do formulário de inscrição.
O resumo deverá ser submetido apenas em português, utilizando o Novo Acordo Ortográfico.
Eixos temáticos:
1) Políticas de saúde no atendimento à violência contra a mulher
2) Educação e combate à violência contra a mulher
3) Geração de trabalho e renda para o fortalecimento da autonomia de mulheres em situação de violência
4) Política de assistência social e proteção social às mulheres em situação de violência
5) Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência: funcionamento, êxitos, entraves e desafios
6) Organizações e iniciativas feministas para o enfrentamento da violência contra mulheres
No momento da inscrição, o/a participante deverá enquadrar o seu resumo quanto à etapa e/ou ao tipo de trabalho, caracterizando-o conforme os itens abaixo:
a) Pesquisa com resultados parciais;
b) Pesquisa com resultados finais;
c) Relato de Experiência.
Segundo a etapa e/ou tipo de trabalho, o resumo deverá ser do tipo não-estruturado e construído contemplando em seu conteúdo a seguinte formatação:
- Pesquisa Científica (Resultados parciais ou finais): Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão (incluindo as revisões de literatura).
- Relato de Experiência: Introdução, Objetivo, Descrição da atividade/experiência (contemplando local e público envolvido) e Considerações finais.
O título do trabalho deverá ser escrito em letras maiúsculas, e deverá conter no máximo 150 caracteres, incluindo os espaços.
O campo “Palavras-chave” deverá conter de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto e vírgula.
Limite de até três autores por comunicação. Cada autor pode apresentar até duas propostas, sendo a primeira como autor e a segunda, como coautor de outro trabalho. Caso o autor principal (primeiro autor) tenha algum impedimento para comparecer na data de sua apresentação, deverá apresentar uma justificativa via e-mail (nosotras@ucpel.edu.br) indicando o título do trabalho e um coautor para substituí-lo.
O evento adotará o sistema de inscrições individualizadas. Desta forma, cada interessado, se autor ou coautor, deverá realizar a inscrição separadamente, preenchendo o formulário de inscrição com os dados pessoais próprios e os dados da proposta de comunicação.
Esta edição contará com apresentações online.
Avaliação das propostas
O Comité Científico será responsável pela avaliação dos trabalhos e verificação da pertinência da proposta. Ao fim das avaliações, o trabalho poderá ser aprovado, aprovado com solicitação de alterações ou reprovado.
Apresentação das comunicações orais
Os trabalhos aprovados na modalidade comunicação oral serão apresentados no dia 25 de novembro de 2024, a partir das 9 horas, a ordem de apresentação e a sala virtual serão definidas posteriormente pela Comissão Organizadora.
O/a apresentador/a deverá acessar a sala virtual de sua apresentação 10 minutos antes do início do período das apresentações.
O/a apresentador/a terá 10 minutos para expor seu trabalho.
Os/as inscritos/as que não apresentarem o trabalho não receberão certificado do evento.
Mais informações: Para dúvidas ou informações adicionais, entre em contato pelo e-mail: nosotras@ucpel.edu.br ou acesse https://nosotras.ucpel.edu.br
Programação:
- Comunicação Oral – 9h às 12h (online)
- Mesa de abertura – 14 h (presencial)
- Apresentação Cultural – 15h
- Mesa Redonda – 15h30
- Plenária – 16h30
- Encerramento – 17h30
Inscreva-se agora e participe conosco!